quinta-feira, 12 de abril de 2012

TEMPO...TEMPO...TEMPO....desapareça...(Luise)


Esta semana ainda tive encontro com a turma na quarta-feira e pelo visto, seguiremos assim, pois o retorno do meu horário para quinta-feira parece ser um sonho distante...(risos). Esta situação que mais uma vez se repete na minha vida (sim, passei pela mesma situação no estágio 2) me colocou a pensar...

Não tenho conhecimento de como a escola (digo escola em geral) estrutura e planeja os horários das disciplinas e portanto não seria pertinente fazer críticas acerca disso, porém é inevitável alguns questionamentos. Durante os estágios e PIBID, venho percebendo que a maioria das escolas se organiza para ter um encontro semanal (reunião) com os professores, no qual discutem questões referente à alunos, planejamentos, problemas, e demais assuntos de interesse da escola...(acredito ser importante esse momento). Por conta disso os períodos de atividade em aula são reduzidos. Dos 45 minutos que habitualmente ocorrem as aulas, estas passam a ser administradas em 30 minutos. Um professor que tenha dois períodos juntos neste dia, talvez sinta a diferença, mas ainda assim , ele tem 1 hora de aula para executar seu planejamento previsto...agora, uma disciplina que possui um único período semanal de 45 minutos e esta passa a ser de meia hora por semana (quando acontece em meia hora) acho que deveria ser pensado. (sem a intenção de fazer comparações).
O mais engraçado (e na verdade não tem graça nenhuma) é que uma das disciplinas que sempre, ou quase sempre, se encontra nesse contexto é a de Artes. Não estou querendo levantar aqui uma espécie de "perseguição à disciplina" ou que "isso tudo é pensado para ser assim mesmo"...Pelo contrário, acho que não é pensado e por isso deveria ser...Às vezes dá vontade de solicitar aos responsáveis que entrem na sala de aula e tentem desenvolver um planejamento num tempo recorde de 30 ou 15 minutos (como aconteceu semana passada). O que quero dizer com isso é...com  a necessidade e importância das reuniões semanais, não seria mais justo adequar para esse dia de aulas reduzidas, as disciplinas que possuem mais de um período de aula juntos?
Claro, não pretendo tratar esse assunto aqui como algo simples, talvez ajustar horários para a escola seja de uma complexidade que nem imaginemos, por isso não desejo que esta escrita seja vista como uma crítica...mas que pensemos sobre isso...Como a escola se organiza? Como ela pensa a disposição de horários e sequências das disciplinas? Como ela vê cada disciplina e como vê o todo?
Bom, me lembro do texto da Paola Zordan "Dos restos, uma fabulação, bem na parte onde ela diz: "um período, cinquenta minutos por semana. Acha pouco? Eu também." E eu pergunto: O que pensas então de meia hora?? (anotei isso no xerox)
Sim, penso que temos de lidar com isso, fazer dos desafios algo que possibilite inventarmos outras possibilidades, reinventarmos os planos, as propostas, as aulas,  O TEMPO...
É nisso que comecei a pensar essa semana...de que forma desenvolver um trabalho de qualidade com o tempo mínimo de encontro que tenho com a turma?? Como repensar as propostas já planejadas e adequá-las a esses encontros?
Porém, mesmo não nos deixando esmorecer diante desses e outros percalços, acredito que também não podemos nos conformar e nos acomodar. As coisas só mudam quando incomodamos e desacomodamos o que está a nossa volta, e para isso, penso que a solução não é apenas remediar o cotidiano, mas inquietar-se com ele, problematizá-lo!!

8 comentários:

  1. Como não se inquietar? Está na pele, na cara, nos ossos, nos órgãos organizados de tal forma que funcionem como deveriam supostamente funcionar...e o que é este funcionar? Para quem funciona e para quê? Somos a máquina ou fazemos parte dela? Essa máquina que toma o tempo e o espaço de todos que ela mesma depende para existir...Estamos fazendo pulsar um coração que não existe e operar um cérebro que não é cérebro, é somente uma pele que não precisamos vestir.
    Hoje mandei o tempo para o espaço e o espaço deixo para que o tempo revolva...será que é para isso resistimos? O tempo?
    Gli.

    ResponderExcluir
  2. Ah...e penso que precisamos dos órgãos...nossos próprios órgãos e peritônio individuais... pois é onde começa qualquer mudança, no indivíduo. Depois vamos para o todo, inteiros e integrados...utópicos e ucrônicos...(ahaehehihih)
    Bom findi!!!
    Gli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela reflexão Gli! Também concordo, a mudança começa no indivíduo, é um processo de dentro para fora...nada externamente tomará outros rumos se ainda permanecermos intocáveis por nós mesmos...Ótima semana pra você!

      Excluir
  3. Partilho da ideia de que inquietar o ver é evidenciá-lo, escancará-lo, falar sobre o assunto, buscar soluções coletivas, resistir na luta. Marilda

    ResponderExcluir
  4. "Como a escola se organiza? Como ela pensa a disposição de horários e sequências das disciplinas? Como ela vê cada disciplina e como vê o todo?"
    Creio que são questionamentos que podem ser levantados nas reuniões que ocorrem neste mesmo dia, em que os periodos são reduzidos. Não precisa ser uma pauta, mas apenas que seja lido um pequeno texto seu nesta reunião, pelo menos que exponha seu ponto de vista, e se este assunto já foi tratado e entraram em acordo entre os próprios professores vigentes, eles irão lhe dizer algo.
    Como ingressei na mesma escola, creio que posso vir a saber algo sobre isto, perguntando no recreio (momento em que estão todos docentes na enorme sala dos professores) para os colegas docentes, em como é visto esta situação e se teria outra possibilidade de horários e dia de reunião.
    Pois pelo que me lembre(da minha época de escola), as quintas, quase sempre, eram horários reduzidos... (coincidência?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício!
      Pois é, penso que a questão não recai numa mudança de dia da reunião, a inquietação vai para além disso, mas assim, de forma mais sintética, fico me perguntando por que as disciplinas que tem um único período semanal acabam acontecendo neste dia??? Só que entendo que não podemos ser egoístas, outras disciplinas devem sofrer com isso também...Mas como comentei na postagem, talvez isso não seja assim tão fácil quanto parece...Ótima semana a todos nós!!

      Excluir