quarta-feira, 11 de abril de 2012

Luana : Segunda aula Maria Rocha

Olá pessoal.

Bom, como tinha postado na semana passada, minha primeira aula foi só a mediação da oficina do Concurso de Desenho.

Hoje foi a minha primeira aula referente aos planos de aula, ou seja, apenas hoje começei a conversar com os alunos sobre meu método de avaliação, os portfólios, os materias que precisaremos em algumas aulas e também do que iremos tratar nas próximas aulas.

Como o professor Cristian tinha sugerido que eu fizesse um "link" entre o meu projeto e o consurso de desenho feito na primeira aula, serei sincera: eu tentei, mas não consegui !!!
Aliás, na aula de hoje fiquei mais preocupada em saber o que os alunos já tinham aprendido nas outras aulas de Artes como objetivo do meu primeiro plano de aula, lançando 4 perguntas:

-  O que já aprendeu nas aulas de Artes?
-  Qual a proximidade da Arte com seu cotidiano?
-  O que você entende sobre "Artes Visuais"?
-  O que conhece ou já viu sobre Arte Contemporânea?

Para mim é muito importante saber o que eles já aprenderam, já viram, ouviram sobre as artes, pois só assim posso começar a adentrar nas questões e propostas do meu projeto, senão corro o risco de confundi-los, principalmente porque nos meus próximos planos de aula vou trabalhar com a artista contemporânea Vanessa Beecroft.

Pelas respostas, percebi que tiveram um ensino centrado na técnica e algumas partes de história da arte. Quando perguntei o que entendiam sobre as artes visuais, a maioria não soube responder, dizendo que "são as cores quentes e as cores frias" e também desconhecem sobre a arte contemporânea.

Por isso achei interessante trazer essas questões, porque a partir delas eu pôde perceber  o quanto é necessário contextualizar e aproximar os alunos das Artes Visuais, pois senão ficariam com a visão de formas geométricas, cores quentes e frias, perspectiva (não que isso não seja também relevante).

Como os períodos hoje foram reduzidos, só deu tempo deles responderem e conversarmos um pouco a partir das perguntas, ficou pendente para a próxima aula termos uma conversa mais esclarecedora com o auxílio de um texto sobre Artes Visuais e arte contemporânea.  A linguagem do texto é bem simplificada e resumida para que possam também ler em casa.

Para próxima aula então, depois da discussão do texto, começo a falar do projeto e relacionar o tema "Corpo-Imagem: A supremacia da Aparência" com as aulas de Artes Visuais, como, para quê e por que tratar deste assunto nas aulas de Artes!

Abraços,
Luana.




2 comentários:

  1. A relação com a oficina pode ser feita ao longo das próximas aulas, talvez quando mencionares a linguagem da performance. Marilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão professora Marilda, eu realmente não tinha pensado nessa possibilidade.

      É que não consigo "misturar" muitas coisas no começo das aulas, tenho que ir por partes senão acabo me atrapalhando!

      Ao longo das aulas eu vou relacionando o tema com a oficina de desenho.

      abraços, Luana.

      Excluir