Olá pessoal.
Bom, como tinha postado na semana passada, minha primeira aula foi só a mediação da oficina do Concurso de Desenho.
Hoje foi a minha primeira aula referente aos planos de aula, ou seja, apenas hoje começei a conversar com os alunos sobre meu método de avaliação, os portfólios, os materias que precisaremos em algumas aulas e também do que iremos tratar nas próximas aulas.
Como o professor Cristian tinha sugerido que eu fizesse um "link" entre o meu projeto e o consurso de desenho feito na primeira aula, serei sincera: eu tentei, mas não consegui !!!
Aliás, na aula de hoje fiquei mais preocupada em saber o que os alunos já tinham aprendido nas outras aulas de Artes como objetivo do meu primeiro plano de aula, lançando 4 perguntas:
- O que já aprendeu nas aulas de Artes?
- Qual a proximidade da Arte com seu cotidiano?
- O que você entende sobre "Artes Visuais"?
- O que conhece ou já viu sobre Arte Contemporânea?
Para mim é muito importante saber o que eles já aprenderam, já viram, ouviram sobre as artes, pois só assim posso começar a adentrar nas questões e propostas do meu projeto, senão corro o risco de confundi-los, principalmente porque nos meus próximos planos de aula vou trabalhar com a artista contemporânea Vanessa Beecroft.
Pelas respostas, percebi que tiveram um ensino centrado na técnica e algumas partes de história da arte. Quando perguntei o que entendiam sobre as artes visuais, a maioria não soube responder, dizendo que "são as cores quentes e as cores frias" e também desconhecem sobre a arte contemporânea.
Por isso achei interessante trazer essas questões, porque a partir delas eu pôde perceber o quanto é necessário contextualizar e aproximar os alunos das Artes Visuais, pois senão ficariam com a visão de formas geométricas, cores quentes e frias, perspectiva (não que isso não seja também relevante).
Como os períodos hoje foram reduzidos, só deu tempo deles responderem e conversarmos um pouco a partir das perguntas, ficou pendente para a próxima aula termos uma conversa mais esclarecedora com o auxílio de um texto sobre Artes Visuais e arte contemporânea. A linguagem do texto é bem simplificada e resumida para que possam também ler em casa.
Para próxima aula então, depois da discussão do texto, começo a falar do projeto e relacionar o tema "Corpo-Imagem: A supremacia da Aparência" com as aulas de Artes Visuais, como, para quê e por que tratar deste assunto nas aulas de Artes!
Abraços,
Luana.
A relação com a oficina pode ser feita ao longo das próximas aulas, talvez quando mencionares a linguagem da performance. Marilda
ResponderExcluirObrigada pela sugestão professora Marilda, eu realmente não tinha pensado nessa possibilidade.
ExcluirÉ que não consigo "misturar" muitas coisas no começo das aulas, tenho que ir por partes senão acabo me atrapalhando!
Ao longo das aulas eu vou relacionando o tema com a oficina de desenho.
abraços, Luana.