terça-feira, 24 de abril de 2012

Luana - Escola Maria Rocha

Hoje não tivemos aula.
A Direção propôs uma  reunião com pais, alunos e professores do 1º ano do E.Médio, no primeiro e segundo período, que por conseqüência coincidiu com os meus da 13:00 da tarde às 14:30!
Já que não tive aula, vou relatar um pouco da reunião,  acho interessante compartilhar...
A preocupação  na reunião foi a reforma do ensino médio que veio homologada em março para as escolas públicas sem como estas saberem trabalhar a partir dos projetos de trabalho de forma interdisciplinar.
Percebi no relato do Diretor e dos professores o quanto  estão inseguros em função desta reforma, e ainda estudam entre eles como adequá-la a sala de aula.
O propósito da reunião foi expor aos pais que estão preocupados que seus filhos não passem no vestibular. Pois com a reforma as aulas não estão mais tão centradas em conteúdos.
Achei muito interessante esta atitude da escola de não esconder ou omitir da comunidade as suas inseguranças e as suas dúvidas, até porque todos os participantes estavam livres para opinar quanto a situação e o Projeto Político  Pedagógico estava ao acesso de todos.
Pediram a compreensão dos pais ou responsáveis quanto  essa situação de mudanças.
Penso que pedir/ter compreensão já é  demonstrar uma atitude de confiança e  respeito com o outro.  Características de uma relação de Cuidados e não de um Regime Intransigente.

2 comentários:

  1. Luana, muito legal seu relato da reunião! Interessante perceber nele a movimentação das escolas para se adequarem à reforma do Ensino Médio que, embora muitos não concordem, está aí e teremos que, de um modo ou de outro, nos adaptarmos... Criar espaços de possibilidades para atuar e conciliar nossos interesses.

    ResponderExcluir
  2. Quando dividimos a angústia fica mais suportável enfrentá-la. A comunidade estando a par do processo poderá auxiliar. A força do coletivo pode mais. Este tipo de relato serve para nos mostrar que a docência enquanto processo formativo não é só a sala de aula mas também as reuniões pedagógicas, as negociações com o professor titular e com a gestão da escola, as nossas aulas na UFSM, as trocas com os colegas de grupo...
    marilda

    ResponderExcluir