Olá a todos leitores e colegas da docência.
Semana passada não houve aula, pois foi feriado nacional.
Nesta sexta-feira 13 (13/04) para minha surpresa ocorreu tudo bem. Pois andava com um azar nesta semana, que até esperava o pior para esta aula.
Contudo tudo coreu bem na criação das narrativas visuais, a partir do recorte e colagem de imagens em uma superficie (papel A3), expondo através desta imagem criada, suas narrativas do "eu".Poucos educandos trouxeram o que fora pedido, imagens que se lembrassem de algo de sua vivencia e do seu cotidiano.
A aula ocorreu na sala de artes, por este fato a turma ficou bem faceira, pois finalmente sairam do espaço de sala de aula.
Educanda Bá
"quero desenhar, quero DESENHAR"
De tant oque já ouvi isto, tive que conversar sobre, e finalmente chegamos a alguns e outros assuntos pertinentes da relação educandos x professor e professor x educandos.
Procurarei falar mais baixo e igualmente a turma tentará conversar menos.
Foi o acerto, e da liberdade de desenharem ou realizarem outras coisas, caso acabe as atividades. (sem perturbar os colegas que ainda não finalizaram.
Ao questionar as narrativas que estava msendo criadas, percebi o envolvimento com as mesmas.
Aluno A, me narrou o que havia escolhe, da causa e reflexão a partir daquelas imagens.
Percebi ainda que as imagens catadas e recortadas de revistas, também eram tão importantes quanto as que fram trazidas de casa,, como o ursinho de pelúcia, fotos da família, foto impressa dos esmaltes.
Só percebi quando os questionava (individualmente) sobre suas imagens.
Me fez perceber que as vezes produzem e se envolvem tanto com o que fazem que, o que para mim parecia uma bagunça, talvez está fosse uma bagunça muito produtiva. (creio precisar de mais "bagunças" como a de hoje).
Fato importante foi que a aluna R me indagou, "Viu sôr, como a turma está quieta!".
Para próxima aula estaremos compartilhando as narrativas e visualizando outras que não as narrativas deles. E assim continuaremos o 3º plano de aula.
ps: No término da aula, começo do recreio, pedi a ajuda para arrumação da sala de aula, onde quase todos me ajudaram a limpa-lá e por tudo em ordem, lápis, tesouras, giz de cera, revistas e sobra de papéis no lixo. Então, um muitissimo obrigado, foi suficiente para, enquanto eu guardava tudo no armário o organizava, me sorrirem e agradecerem por ter agradecido a ajuda. (Fiquei feliz em perceber, como valorizam as pequenas coisas e como isso pode fazer diferença na confiança entre nós, aprendizes.)
Posso falar?!
ResponderExcluirTô gostando...
Eita, que uma sala de artes faz falta...e o bom entendimento com os educandos é tudo! Entendo esse caos produtivo como gerador... dá um gás a mais na aprendizagem, e produz a necessidade de buscarmos a solidariedade, a ética...muito bom mesmo! Estamos todos aprendendo além de qualquer outra circunstância imposta...parabéns Mau!
ResponderExcluirAwante!
.Gli.