- Na quinta aula, questionei os estudantes : é muito difícil falarem sobre si mesmo?. No encontro do estágio pude perceber, pelas colocações do Cris, que sim, é difícil, porque este tipo de atividade opera em uma lógica diferente da que eles costumam trabalhar na escola. Nesta proposta, eles responderam aos questionamentos elaborados por eles na atividade anterior... Coloco aqui duas questões... “Por que pensamos nas mesmas coisas? As pessoas preferem as mesmas coisas por não estarem informadas?”. Através delas posso dizer que sim, perceberam as semelhanças nas respostas que deram ao questionário lá do início, que apareceram posicionamentos de caráter diferente a partir do que foi questionado, e que essa atividade ao ser feita de forma escrita, me ajudou no sentido de poder ter todas as opiniões ali contempladas, o que no debate é mais difícil, pois alguns podem ficar com vergonha de se colocar.
- Na sexta aula, onde eu ainda queria discutir sobre algumas respostas que havia selecionado, deixei em aberto a proposta, e iniciei a atividade que buscava características para nossa sociedade... (também porque já tinha marcado a informática)... Junto com toda turma listamos as características que estão na imagem que coloquei do meu diário. Eles, no laboratório de informática, selecionaram que imagens melhor representariam o individualismo, a mídia, o preconceito, entre outras... No próximo encontro é que vamos trabalhar em cima dessas questões, trazidas pelas imagens, por essas escolhas, e pelas ideias que eles têm da sociedade em que vivemos.
- Na sétima aula, voltei aos posicionamentos trazidos por eles (da quinta aula), selecionei algumas colocações para que eles fizessem comentários, se achavam que funcionava daquela maneira mesmo, ou se tinham outras ideias a respeito daquela afirmativa. A atividade também foi feita através da escrita, era para ser debate, mas não ousei tentar...!! Em alguns momentos via eles comentando entre si sobre as respostas, e falei que queria que a atividade fosse feita dessa maneira, mas naquele momento não teria como acontecer (turma agitada, fala alto, é difícil a realização de uma debate), mas ainda vou tentar. Pelo que responderam, vi que há um grande esforço por parte de alguns em refletir sobre o que foi proposto, e achei muito legal. Também há quem, que por comodidade ou algum outro motivo qualquer, responde “qualquer coisa”. Sei que foi uma atividade um pouco limitada no formato, mas rica em contribuições feitas por eles!
- Na imagem do diário trago também um trecho do texto da Ana Mae debatido em aula, onde eu percebo certa relação com o meu projeto...
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Quinta, Sexta e Sétima aula - Karina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Consegui ler e entender tudo, mas acho que o relato reflexivo triplo, deixa um pouco complicado...
ResponderExcluirCreio que se o fizer semanalmente, fica melhor de acompanhar suas reflexões, dilemas e além de dar mais foco para estes.
PS: fica muito texto para ler na tela do PC. Bjo Querida Karina.
By Mauricio
Karina, penso que quando foram para a sala de informática a ideia poderia ter sido a de selecionar imagens que dialogassem com o individualismo, a mídia, o preconceito... e não que os representasse, pensando em trabalhar com percursos cartográficos de interpretação e não com decalques de representação. E visto pela tua terceira aula foi o que vocês fizeram... O comentário é no sentido de mostrar que às vezes a nossa escrita reduz a nossa prática.
Excluirabraço
marilda