sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mauricio - 6º aula - T:82 - Érico Veríssimo

Aula dialógica, diálogos a partir das produções das 2 últimas aulas, narratiavs visuais, o "eu" o "outras".
Poucos levaram suas narrativas e haviam alguns com a corda toda hoje. Mas em circulo e após uma fala mais questionadora sobre "quem sou eu em sala de aula" e do que desejo, consegui proseguir com a proposta da aula. Chegaram a diálogos sobre maquiagem, gosto, aparência, desejo e escolha (time futebol).
No inicio da aula, foi meio desmotivante, pela pouca participação, nestes momentos é uqe me pergunto se realmente assumir uma escola e varias turmas um dia. E logo mais com a participação e interação dos educandos, percebo que como também gost ode estar ali.
Logo me vem a pargunta, "Que relação tenho comigo? Me reconheço como professor e que professor quero ser?".
Algumas vezes temos que ser mais enérgicos, e isso pode abalar um pouco as relações em um primeiro momento, para posteriormente termos uma melhora na aprendizagem.
O espaço de sala as vezes me encomoda, pois ali são gerados tantos conflitos, há toda uma vivência e relação de poder dentro da pequena sala de aula, havendo até mesm oa cobrança de alguns colegas para eu a exerce-lá mais severamete, em um ato de punição aos mais dispersos. Fiquei com pulga atras da orelha, se realmente preciso oprimir para se ter o que desejo ou se temos opções outras sem gerarmos este confrontamente de opressor.
Por isso creio me afirmar como professor/pesquisador/educador, quando ao invés de punissão, parto para o diálogo, coletivo ou individual. Crei oque dialogando muita coisa se resolve, principalmente como se dá o ton e encaminhamento do diálogo. Ai me surge a palavrinha, "COMO" o como é encaminhado, como sou, como digo, como falo, como me expresso, como realizo a ação metodológica, como dizer as coisas de uma maneira mais respeitosa e argumentativa. O "COMO" como contraponto para construirmos estas relações existentes em sala de aula.

Deixarei um video, ok. Abraço...

Tenham todos um ótimo findi e feriadon...

3 comentários:

  1. Olá Maurício,
    Cheio de perguntas, penso que deves responder uma de cada vez para você mesmo. E contribuindo, eu acredito em você como futuro professor, pois são essas inquietações que tem provocado você para as modificações dos planos de aula que tens proposto para essa turma.
    Vai em frente, a docência é isso... uma aula de cada vez.
    Abraços
    Marli

    ResponderExcluir
  2. Que bom quando algo que propomos mexe com nossas próprias convicções!

    ResponderExcluir