Poucos levaram suas narrativas e haviam alguns com a corda toda hoje. Mas em circulo e após uma fala mais questionadora sobre "quem sou eu em sala de aula" e do que desejo, consegui proseguir com a proposta da aula. Chegaram a diálogos sobre maquiagem, gosto, aparência, desejo e escolha (time futebol).
No inicio da aula, foi meio desmotivante, pela pouca participação, nestes momentos é uqe me pergunto se realmente assumir uma escola e varias turmas um dia. E logo mais com a participação e interação dos educandos, percebo que como também gost ode estar ali.
Logo me vem a pargunta, "Que relação tenho comigo? Me reconheço como professor e que professor quero ser?".
Algumas vezes temos que ser mais enérgicos, e isso pode abalar um pouco as relações em um primeiro momento, para posteriormente termos uma melhora na aprendizagem.
O espaço de sala as vezes me encomoda, pois ali são gerados tantos conflitos, há toda uma vivência e relação de poder dentro da pequena sala de aula, havendo até mesm oa cobrança de alguns colegas para eu a exerce-lá mais severamete, em um ato de punição aos mais dispersos. Fiquei com pulga atras da orelha, se realmente preciso oprimir para se ter o que desejo ou se temos opções outras sem gerarmos este confrontamente de opressor.
Por isso creio me afirmar como professor/pesquisador/educador, quando ao invés de punissão, parto para o diálogo, coletivo ou individual. Crei oque dialogando muita coisa se resolve, principalmente como se dá o ton e encaminhamento do diálogo. Ai me surge a palavrinha, "COMO" o como é encaminhado, como sou, como digo, como falo, como me expresso, como realizo a ação metodológica, como dizer as coisas de uma maneira mais respeitosa e argumentativa. O "COMO" como contraponto para construirmos estas relações existentes em sala de aula.
Deixarei um video, ok. Abraço...
Olá Maurício,
ResponderExcluirCheio de perguntas, penso que deves responder uma de cada vez para você mesmo. E contribuindo, eu acredito em você como futuro professor, pois são essas inquietações que tem provocado você para as modificações dos planos de aula que tens proposto para essa turma.
Vai em frente, a docência é isso... uma aula de cada vez.
Abraços
Marli
Que bom quando algo que propomos mexe com nossas próprias convicções!
ResponderExcluirQuantos Maurícios!
ResponderExcluirmarilda