As aulas com a turma 102 estão andando calmas, até demais. Estou sentindo-me estranha pois parece que estamos empacados em uma proposta que não vai adiante. O trabalho que desenvolvemos nas últimas 3 aulas (dois encontros nas quintas-feiras e um no sábado). Em uma das quintas compareceram apenas 4 estudantes e no sábado apenas 3. Dessa forma tive que retomar a atividade na semana passada para que todos entendessem.
Estamos trabalhando a partir de letras de músicas que eles trazem para as aulas como sendo músicas que tenham relação com seu cotidiano. A proposta era que os estudantes pensassem em uma maneira de transportar para o campo da imagem o texto da letra da música escolhida.
Para isso apresentei à eles alguns exemplos dentro da arte de como isso funciona:

Obra de Jorge Macchi

Hieróglifos Egípcios

Escrita Cuneiforme - Sumérios

Quadrinhos -Redes Sociais
Além dos exemplos que eu trouxe, os estudantes contribuíram também dando exemplos no seu dia-a-dia: sinais de trânsito, grafite, o cinema. Gostei desse momento. As imagens suscitaram outras contribuições, vindas deles, e isso para mim foi muito válido.
Um estudante elaborou um vídeo, e outros ficaram pelo desenho. Como eu vi que a proposta não os motivou pensei em outra forma de aproximá-los mais do contexto. Nesse sentido propus que usassem esses desenhos como projetos para estampas, que iremos elaborar amanhã. As estampas serão com carimbos feitos a partir de EVA. Fiz alguns trabalhos em casa para apresentar à eles e também busquei alguns artistas que trabalham de forma similar.

Orticanoodles

Orticanoodles
Tentarei estimular a curiosidade deles por artistas que trabalham com base no stencil e carimbos. Aproximá-los de artistas que trabalham com serigrafia e estampa também é um dos meus objetivos, mas isso acontecerá semana que vem...
Veremos o que posso colher dessa aula de amanhã...
Fran, achei muito interessante tu colocar o stencil na proposta, acho que vai dar outra motivação para o trabalho. Só não entendi quando tu fala aproximá-los do contexto. Qual contexto? O do cotidiano deles?
ResponderExcluirAbraço e bom feriado!