terça-feira, 19 de junho de 2012

Sobre os pedaços que nos faltam – e que continuem faltando.. por Karina


“É na verdade uma historinha sobre um círculo [...] que faltava um pedaço. Um grande triangulo, assim, que foi arrancado desse círculo. O círculo ficou [...] triste porque ele queria ser inteiro, agente quer ser inteiro, sem faltar nada. Então ele saiu para procurar o pedaço que tinha perdido. Como ele estava incompleto, e só podia rodar mais devagar, ele admirou as flores do caminho, porque [...] lhe faltava um pedaço. [...] Ficou olhando o sol, encontrou vários outros pedaços diferentes, mas nenhum deles servia naquele pedaço que lhe faltava. Certo dia o círculo vai indo e encontra um pedaço que se encaixava ali perfeitamente. Ele ficou tão feliz, agora seria inteiro! Então incorporou o pedaço que faltava e começou a rodar. Agora ele era um círculo perfeito, podia rodar mais rápido, rápido demais inclusive, rápido demais para notar as flores, conversar com os insetos, olhar o sol. Quando ele percebeu como o mundo parecia diferente ao rodar tão depressa, ele parou, deixou o pedaço na estrada, e foi indo embora, assim rodando mais lentamente. [...] No fundo, no fundo, é bom esperar, é bom nutrir a alma com sonhos, [...] é bom a surpresa de receber algo que agente sempre quis e nunca teve. Quando aceitarmos que a imperfeição ou o que falta é parte do ser humano, e pudermos, a exemplo do circulo, continuar a rodar [...] e apreciar a vida, agente vai, de repente, ter conseguido aquela palavrinha tão difícil, que agente não sabe como conseguir, que é a tal felicidade. [...]

Esta é uma mensagem que a Ana Maria Braga contou em um de seus programas. Aqui o link do vídeo completo, pois fiz alguns recortes.

2 comentários:

  1. Esse texto me faz pensar em nossa tentativa desenfreada muitas vezes de darmos conta de tudo em sala de aula, do quanto corremos atrás do que está faltando sem observarmos mais atentamente o que já temos.

    ResponderExcluir
  2. eu penso que esse pedaço que achamos que falta é que realmente faz esse círculo girar, e que nos faz ir atrás de tudo que precisamos, sempre nos desacomodando, buscando.. buscando! Karina.

    ResponderExcluir