Inicio esta postagem com fragmentos de meu diário, algumas peças de um emaranhado de informações que fazem parte de minha construção docente.
Logo, coloco um vídeo que veio a ajudar na escol deste formato de diário, bem como a pensar em minha construção pessoal.
Por fim, um texto de Martha Medeiros, já mencionado na apresentação anterior, mas que se faz presente em meu discurso.
O quebra cabeça da vida – Martha Medeiros
Tudo o que nos fez feliz ou infeliz,
serve pra montar o quebra-cabeça da nossa vida,
um quebra-cabeça de cem mil peças.
Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar,
aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir,
aquele beijo cinematográfico que você recebeu,
aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto do seu
filho,
a bronca do seu pai, a demissão injusta,
o acidente que lhe deixou cicatrizes,
tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é.
Não há nenhuma peça que não se encaixe.
Todas são aproveitáveis.
Como são muitas, você pode esquecer de algumas,
e a isso chamamos de "passou"...
Não passou!! Está lá dentro, meio perdida,
mas quando você menos esperar,
ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar
por inteiro."
Tenho preferido pensar que não há causas nem soluções externas para esse quebra-cabeças formativo, bom como não há uma única solução para o mesmo, mas infinitas combinações e (por que não?) dissonâncias entre suas peças para que continuemos nos movimentando em/por sua montagem. Não para dá-la por assentada, mas para nos movermos com o intuito de encontrar o maior número de arranjos possíveis.
ResponderExcluirisso mesmo, não espero um final, uma solução, mas sim, mais e mais peças que irão surgindo, se encontrando, incorporando-se...
ResponderExcluire estas, abertas a mais outras..
Jean,
ResponderExcluirLegal pensar o processo formativo como uma experiência que leva a outra, que levará a mais outra, e a outra e outra... sempre como conjunção, e, e, e, e...e nunca como verbo, é. O que está escrito naquelas duas frases? Não consigo ler. Quem sabe esta escrita dê pistas sobre teus dilemas e os referenciais que dão suporte ao projeto.
Bom final de semana
Marilda
destaco um fragmento de um trabalhado: "capacidade de comparar, gerar e interpretar significados" (Parson)
ResponderExcluire uma fala de um aluno: "com uma imagem, posso pensar coisss diferentes, personalidade, liberdade, desenhos malucos, criatividade" (Eduardo, 12 anos)