A aula de hoje foi um desafio!
Para começar, o que se comemora na data de hoje? Como
pontuaram os professores no dia da reunião de conselho de classe a respeito da turma
73: “Os hormônios estão a mil!!”. Em seguida o meu mal estar . Depois temos ...
a AULA!!!
Nossa proposta para hoje girava em torno de expor os trabalhos
dos grupos; cada grupo contar um pouco para a turma sobre a relação entre a
imagem produzida por eles, as fotografias e o espaço escolhido.
Mas logo percebo, em conversa com a turma, que um dos grupos
havia esquecido parte do trabalho em casa e outro grupo esqueceu todo o
trabalho. E agora o que fazer? Convidei os 3 grupos para seguirem com o
andamento das atividades como coloco acima e conforme já havia combinado com
eles. Os outros 2 grupos permaneceram na sala: um grupo para finalizar e outro
para fazer uma nova imagem. Estes 2 grupos ficaram sob os cuidados e orientação
da assistente Priscila.
Cada um dos outros 3 grupos pôde finalizar a proposta de
forma a expor os trabalhos apresentar para os colegas suas propostas e também
registrar o momento . A apresentação das
imagens ocorreu em forma de uma conversa. Nesta conversa pude destacar algumas
palavras: amizade, infinito, fotos no espelho, convivência, trocas, grupo,
desentendimento, escondido, sem câmera, lanche, conversar, pátio, construção,
dupla, individualidade, quadra de jogos, intervalos...
Deise, me parece que te saíste bem. Mesmo com todas as variáveis conseguiste dar seguimento ao teu planejamento. E isso eu acho que é o mais importante: não colocar tudo a perder, tentando trabalhar e adequar as propostas à questões externas que nunca vão deixar de existir (falo da data de ontem, do esquecimento dos alunos e de tantos outros exemplos que poderíamos citar aqui). Isso é perceber a sala de aula como parte de um contexto que é muito mais amplo que as aulas. Um 'dentro' que não é o oposto do 'fora', mas que faz parte dele.
ResponderExcluir