quarta-feira, 6 de junho de 2012

Luana SÉtima aula


Essa aula foi bem diferente do que eu planejava.
Quando estava na sala dos professores a professora de História veio falar comigo me perguntando o que eu estava trabalhando com a  turma, pois  ouviu os alunos comentarem sobre a imagem do corpo.  Com isso me disse que está trabalhando com imagens nas suas aulas, e a última proposta que deste pra fazer foi uma espécie de “mapa conceitual” sobre algumas disciplinas utilizando imagens, aí ela me perguntou se na minha aula não pudéssemos conversar e juntas abrir um seminário, de modo que eu ajudasse também a orientá-los, pois disse que nunca tinha feito esse tipo de trabalho, então com mais alguém não ficaria tão difícil.

Eu topei. 

Então no primeiro período os alunos tiveram  a oportunidade de finalizarem os seus desenhos que ficaram pendentes da última aula, mas não deu tempo direito de conversarmos sobre essa prática, pois logo bateu pro segundo período e a prof. de História chegou para conversarmos.

Então os grupos se formaram, trouxeram imagens de diversas fontes, e a proposta era organizá-las no papel tentando fazer relações com diversos conceitos trabalhados também nas outras disciplinas, como as línguas, a biologia, matemática, artes, física.

Como já viemos trabalhando sobre a imagem do corpo, eu e a professora conseguimos orientá-los pensando no corpo como algo interdisciplinar, e assim foram projetando os seus trabalhos aos poucos enquanto conversávamos.

Na próxima terça-feira continuo com meus planos de aula. Foi só um período que abrimos para esta proposta.

Luana

3 comentários:

  1. O diálogo com outras disciplinas sempre é um desafio! Penso que o importante é encará-lo e dar a contribuição que podemos dar a esse "blábláblá" interdisciplinar (se é que assim podemos chamá-lo), sem a pretensão de darmos conta de uma possível totalidade. Já que mencionaste um trabalho com imagens em diversas disciplinas, acho que cabem os questionamentos: a abordagem trazida para esse trabalho com imagens em outras disciplinas é parecido com a abordagem com a qual temos procurado trabalhar? Como esses professores de outras disciplinas estão levando imagens para sala de aula? Em que tais atividades se aproximam e se afastam das propostas por nós? O que pode ser construído nessa pluralidade?

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade, eu entendi a proposta dessa professora como algo mais ilustrativo com as imagens, o que é bem diferente da perspectiva da Cultura Visual que viemos trabalhando.

    Mas por outro lado percebi que o foco do trabalho também não eram só as imagens, mas sim como os alunos percebem a interdisciplinariedade entre as matérias, e fizessem um trabalho a partir disso.

    ResponderExcluir
  3. Luana, para mim o mais legal disso tudo é que as disciplinas estão conversando, os estudantes terem falado da tua aula na aula de História e vocês juntas de outras disciplinas...Muito bom.
    bjo e bom domingo
    marilda

    ResponderExcluir