segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aula do dia 19/06 ----- DEISE



Na última terça os objetivos gerais do nosso encontro foram: finalizar as apresentações dos grupos e iniciar um novo plano de aula. As apresentações ocorreram de modo a dar conta das propostas de imagens produzidas por 2 grupos. O grupo dos meninos apresentou uma imagem com a amizade como ponto chave. E o grupo de meninas fizeram uso de fotografias impressas em tamanho A3. Estas fotografias que foram tiradas pelo próprio grupo, depois de impressas, sofreram intervenções com materiais variados de forma a ressignificar os momentos registrados pelas alunas. Cada grupo escolheu um espaço da escola para expor seu trabalho e apresentar para a turma a relação do espaço escolhido com a imagem produzida e o conteúdo da própria imagem.

A outra parte da aula foi o início de um novo plano de aula. Levei para a turma dois fragmentos de vídeos. Um se tratava de uma parte do filme “O Pequeno Príncipe” e o outro, uma entrevista com o artista Nuno ramos. Pedi que ao assistirem os vídeos anotassem uma questão que chamou a atenção de cada um dos estudantes. Ainda a sala de vídeo, discutimos algumas questões apresentadas nos vídeos e retomamos algumas partes sugeridas por eles.

Voltando para a sala de aula convidei para que cada aluno dividisse com o grande grupo a sua questão. Organizei para que falassem de forma que a turma pudesse compreender e discutir cada questão. Abaixo, algumas questões apontadas por eles:

· Um artista importante faz uma obra que é “feia” e vale milhões e outro faz uma “bonita” e não vale nada. Esta mesma aluna diz que não entendeu “o porquê o artista enterrou uma caixa de som se não iria adiantar de nada”. O vídeo do Nuno Ramos não foi muito aceito pelos alunos havendo diversas criticas. Outra aluna diz que não considera o trabalho dele “feio”, mas sim confuso.

· Materiais: fibra e vidro “materiais diferentes e contrastantes”.

· Menino do filme O pequeno príncipe é muito chato.

· Eu não entendi as obras por isso não gostei como ele inventou de colocar uma caixa de som debaixo da terra.

· O menino do filme se parece com irmão de uma aluna tanto fisicamente como no modo de se relacionar com as pessoas. A maioria da turma conhece o menino e concorda.

· A flor que o menino fala que existe no seu planeta e que está ameaçada pelo carneiro, um aluno relaciona uma lei que está para ser aprovada no Brasil para a extinção da raça Pitbull.

· Os desenhos do ator (piloto do avião)

· Um aluno pergunta qual é o significado das obras do artista.

Estas questões, dentre outras, geraram discussões com boa participação da turma. Fiquei muito surpresa com a colaboração e participação da turma!
Na sequência, coloquei algumas perguntas para serem respondidas e entregues individualmente. E, ao final da aula, solicito que cada um traga para o próximo encontro um material alternativo que ainda não tiveram a oportunidade de utilizar para as propostas de artes.

Um comentário:

  1. Deise, fiquei curiosa para saber sobre a tua escolha de ambos vídeos...em que eles se aproximam/afastam e por quê te chamaram atenção?
    marilda

    ResponderExcluir