terça-feira, 26 de junho de 2012

Relacionando Imagens e Gêneros Musicais - Francieli



Como havia sido proposto, os estudantes trabalharam na semana passada em uma proposta de relacionar imagens trazidas por mim à gêneros musicais tendo que  justificar tais relações.
Trago então as contribuições da turma e as discussões geradas a partir da proposta:

 
Moro da Favela - Tarsila do Amaral
Relações propostas pelos estudantes: 
Samba. Porque normalmente as pessoas escutam samba na favela./ Mostra certa liberdade./ A imagem não tem nada a ver com favela.
- Rap. Porque já vem da comunidade da favela e é um sucesso para eles/ Normalmente se encontra esse estilo de música na favela./ Porque a maioria de cantores de rap são da favela.
- Pagode. Pelo formato das figuras, parecem baianos.

Monalisa - Leonardo da Vinci
Relações propostas pelos estudantes:
Música Clássica: Pela  bela cultura. / A imagem é suave e calma. / Pessoas refinadas com classe apreciam esse tipo de quadro. / Porque o quadro é um clássico. / Por ser uma tela de arte. / É uma imagem clássica./ A Monalisa é um quadro clássico antigo. / É um clássico da história./ Leonardo tinha a cara de quem ouvia música clássica.

Kris Kuksi. Ode to Herculaneum.

Relações propostas pelos estudantes:
Rock: Coisas amontoadas e alopradas./ Estilo satânico./ Parecem os símbolos do Rock./ As armas e lanças./ Espadas antigas e loucos./ Espadas.

Madona. Rafael Sanzio
Relações propostas pelos estudantes:
Gospel: Ela parece uma freira./ Parece uma imagem religiosa. / Imagem séria./ Parece a imagem de uma santa./ Traduz a semelhança entre Deus.
Clássica: Pessoas com classe gostam de quadros assim./ É mais um clássico das pinturas.


O Violeiro - Almeida Junior
Relações propostas pelos estudantes:
Sertaneja: Quem toca violão toca música sertaneja./ É uma imagem do sertão.
Forró: O "cara" parece um cangaceiro./ Pelas roupas, chapéu e violão.
Romântica: É uma cena de romance.
Samba: Pela Viola.

O Grito do Ipiranga. Pedro Américo.
Relações propostas pelos estudantes:
Música Tradicional Gaúcha: Porque vejo cavalos e gaúchos./Pelo grito do Ipiranga./ Por ter sido uma grande batalha dos gaúchos./ Os cavalos representam o RS./ Os cavaleiros.
Sertaneja: Por ser emocionante.
Samba: Por ser agitado.

Grafite em Lisboa - Os Gêmeos

Relações propostas pelos estudantes:
Hip-Hop: O grafite faz parte do Hip-Hop e da cultura./Pelo grafite./O grafite está relacionado ao hip-hop./ Esse ritmo fala das ruas./ É da cultura deles
Laçador. Antônio Caringi.
Relações propostas pelos estudantes:
Música Tradicional Gaúcha: Pela imagem de um laçador./Pelo estilo e vestimentas de gaúcho./O grande símbolo do Rio Grande do Sul./Um gaudério com um laço na mão.

 
Intervenção em favelas do Rio de Janeiro. JR
Relações propostas pelos estudantes:
Funk: Na favela o funk é mais popular./ No Rio de Janeiro as pessoas gostam mais de funk./Esse estilo musical é o que mais rola nas favelas./Na favela gostam mais de funk./O funk é mais popular nas favelas.
Pagode: Por ser numa comunidade.
Rap: é típico da favela.

Antes dos estudantes começarem a falar sobre as relações que estabeleceram, construímos em conjunto um significado para a palavra preconceito. Cada um deles contribuiu com alguma frase, que ia sendo escrita no quadro. No final chegamos à várias concepções que levaram à uma questão chave: Dar significado, adjetivos ao que eu não conheço, não vivencio, não tenho experiência. A partir daí solicitei que fossem falando sobre as relações que estabeleceram entre os gêneros musicais e as imagens apresentadas.

Discutimos várias questões apontadas por eles, e tentei encaminhar a discussão à uma percepção coletiva de que por muitas vezes eles criam pré-conceitos acerca do que é uma favela, do que é um gênero musical, das pessoas que ouvem determinado gênero musical ou adquirem determinadas obras de arte.

Também iniciamos uma discussão acerca das obras de arte que saem dos museus, como é o caso do grafite, das esculturas públicas e das intervenções, e que a arte pode ser apreciada por todas as pessoas em todos os espaços. Mas a aula se tornou muito curta para tanta conversa. Foi uma agitação boa, todos queriam falar ao mesmo tempo, coordenei as falas, e logo debates iam sendo criados entre opiniões divergentes sobre os diversos assuntos que surgiram de uma simples proposta de relacionar imagem e gênero musical.
A proposta ainda terá continuidade e as discussões também, até que eu possa perceber que os estudantes estejam realmente refletindo e repensando sobre suas concepções.

Boa Semana a todos!

3 comentários:

  1. Fran, quais foram teus critérios para escolher estas imagens para levar aos estudantes?
    abraço
    marilda

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu tive como base as primeiras impressões deles, falas de aulas anteriores onde os alunos relacionavam os gêneros musicais (de maneira muitas vezes preconceituosa) com a favela, com a questão social e econômica, ou com os velhos estereótipos sobre essa questão. Então eu busquei obras na arte que trouxessem a tona justamente essas ideias iniciais dos estudantes. Depois de feito isso discutimos essas questões e fui questionando-os sobre suas contribuições. Busquei com isso que eles mesmos através da discussão com os colegas e das minhas contribuições desmistificassem essas ideias primeiras, podendo refletir sobre outras possibilidades...

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu tive como base as primeiras impressões deles, falas de aulas anteriores onde os alunos relacionavam os gêneros musicais (de maneira muitas vezes preconceituosa) com a favela, com a questão social e econômica, ou com os velhos estereótipos sobre essa questão. Então eu busquei obras na arte que trouxessem a tona justamente essas ideias iniciais dos estudantes. Depois de feito isso discutimos essas questões e fui questionando-os sobre suas contribuições. Busquei com isso que eles mesmos através da discussão com os colegas e das minhas contribuições desmistificassem essas ideias primeiras, podendo refletir sobre outras possibilidades...

    ResponderExcluir