segunda-feira, 11 de junho de 2012

minha aula - por Karina


Na nossa última aula, levei aos alunos algumas imagens que escolhi, que dialogavam com cada uma das características que viemos trabalhando durante o semestre:
- Para POLUIÇÃO, a obra do artista Wang Zhiyuan, uma torre de lixo de quase 11 metros
- Dialogando com a POBREZA, a arte em origami com notas de dinheiro, feita pelo artista Craig Folds
- A MÍDIA foi abordada através dos trabalhos da Electroboutique, uma empresa de produção artística dos russos Alexei Shulgin e Aristarkh Chernyshev
- A MODA foi vista através do trabalho intitulado projeto Vênus, uma série da designer italiana Anna Utopia Giordano
- Em relação com a DESORDEM, a instalação “Floor 1997-2000”, do artista Do Ho Suh
- Dialogando com o INDIVIDUALISMO, a obra do escultor paquistanês Khalil Chishtee
- Para uma relação com o CONSUMO, uma obra da artista canadense Nicole Dextras, do seu projeto chamado The Ice Typography (Tipografia de Gelo)
- Propondo um diálogo com o BULLYNG, a obra do artista polonês Adam Martinakis, que cria esculturas digitais
- Concordando com um FUTURO DIFERENTE, escolhi a obra “Forever Bicycles” (Bicicletas para sempre), do artista chinês Ai Weiwei, composta por mil bicicletas
- Dialogando com as DROGAS, a exposição Tobacco Project, do artista chinês Xu Bing
- E trazendo relações com o PRECONCEITO, as esculturas de Adrian Tranquilli, que retrata super-heróis
Achei que essa aula foi muito produtiva, tanto para eles quanto para mim... pude dizer que escolhi essas obras a partir de escolhas anteriores deles, e eles mostravam muita curiosidade em “entender” como eram feitas. Queriam também saber porque eu fiz a escolha destas, pois as vezes não ficava tão clara qual relação que eu estava propondo a partir daquela imagem. Tive bastante tranqüilidade para passar todas as imagens, e, curiosamente, quando passei a última imagem, que dialogava com o preconceito, o M. fez relação com uma matéria que ele tinha assistido no Fantástico, que falava sobre super-heróis estarem assumindo sua homossexualidade. Como tínhamos um tempinho, aproveitei para passar esse pequeno vídeo também, que por casualidade tinha tudo a ver com o artista que eu tinha trazido pra aula. 

Um comentário:

  1. Karina, creio que nada é por casualidade quando planejamos uma aula com objetivos claros, com interlocuções com imagens, buscando tecer relações, colocá-las em confronto. Este é o nosso desafio semanal, planejar aulas imbricadas de possibilidades, onde uma coisa leve a outra, e a outra...muito bom.
    abraço
    marilda

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