Na nossa última aula, levei aos alunos algumas
imagens que escolhi, que dialogavam com cada uma das características que
viemos trabalhando durante o semestre:
- Para POLUIÇÃO, a obra do artista Wang
Zhiyuan, uma torre de lixo de quase 11 metros
- Dialogando
com a POBREZA, a arte em origami com notas de dinheiro, feita pelo artista Craig
Folds
- A MÍDIA foi
abordada através dos trabalhos da Electroboutique, uma empresa de produção
artística dos russos Alexei Shulgin e Aristarkh Chernyshev
- A MODA foi vista
através do trabalho intitulado projeto Vênus, uma série da designer italiana
Anna Utopia Giordano
- Em relação com
a DESORDEM, a instalação “Floor 1997-2000”, do artista Do Ho Suh
- Dialogando
com o INDIVIDUALISMO, a obra do escultor paquistanês Khalil Chishtee
- Para uma
relação com o CONSUMO, uma obra da artista canadense Nicole Dextras, do seu
projeto chamado The Ice Typography (Tipografia de Gelo)
- Propondo um
diálogo com o BULLYNG, a obra do artista polonês Adam Martinakis, que cria
esculturas digitais
- Concordando
com um FUTURO DIFERENTE, escolhi a obra “Forever Bicycles” (Bicicletas para
sempre), do artista chinês Ai Weiwei, composta por mil bicicletas
- Dialogando
com as DROGAS, a exposição Tobacco Project, do artista chinês Xu Bing
- E trazendo
relações com o PRECONCEITO, as esculturas de Adrian Tranquilli, que retrata
super-heróis
Achei que
essa aula foi muito produtiva, tanto para eles quanto para mim... pude dizer
que escolhi essas obras a partir de escolhas anteriores deles, e eles mostravam
muita curiosidade em “entender” como eram feitas. Queriam também saber porque eu
fiz a escolha destas, pois as vezes não ficava tão clara qual relação que eu
estava propondo a partir daquela imagem. Tive bastante tranqüilidade para
passar todas as imagens, e, curiosamente, quando passei a última imagem, que
dialogava com o preconceito, o M. fez relação com uma matéria que ele tinha
assistido no Fantástico, que falava sobre super-heróis estarem assumindo sua homossexualidade.
Como tínhamos um tempinho, aproveitei para passar esse pequeno vídeo também,
que por casualidade tinha tudo a ver com o artista que eu tinha trazido pra
aula.
Karina, creio que nada é por casualidade quando planejamos uma aula com objetivos claros, com interlocuções com imagens, buscando tecer relações, colocá-las em confronto. Este é o nosso desafio semanal, planejar aulas imbricadas de possibilidades, onde uma coisa leve a outra, e a outra...muito bom.
ResponderExcluirabraço
marilda