Enfim, chegamos ao final do 1º trimestre.
Hoje entre tantos diálogos, descontração, novidades em relação a saída de um membro da turma ir para o noturno e outro estar se adiantando para o 1º ano (após realização de uma prova qualificatória), finalizamos esta etapa, e ainda hoje realizei o fechamento das notas.
Sinto a falta da professora Ana Cristina, pois já é segunda semana que ela não pode estar na escola, (melhoras Ana Cristina e volte logo =) ) mas a aula foi, na medida do possível, produtiva, tratando das relações entre as animações assistidas e suas relações com o "eu", dos temas retirados das mesmas em relação aos dias atuais, podendo destacar, ambição, respeito, felicidade, fome, seca, agua...
Problematizamos a própria resposta, os pontos de vistas, as interpretações dos próprios conceitos e visões das respostas. Storyboards começam a ficar cheios de posicionametos, escritas, imagens e pensares. Como avaliar? Por que se preocuparem tanto com nota? Pensam que estou ali para puni-los?
Circulo... converso, dou risada, faço piada, pergunto, questiono, me questionam, me chamam (muito), vamos continuar juntos até quando sôr?
Enfim... ficarei 2 semanas sem dar aula, feriado e viagem, quando voltarmos a nos encontrar, como será?
Notas por vir, e muita coisa ainda por acontecer, espero ficar até o fim do ano com a turma, mas vejamos o que nos aguarda, pois há greve e a dúvida com as aulas na ufsm, me inquieta, ainda bem que continuamos a pesquisar, mediar, problematizar, crer e o inverno parece que chegou para ficar.
Ah... e não terá reuniao PIBID nesta semana , mas na próxima... um filmão com direito a interpretação e entendimentos multilaterais... \o abraço e bom findi grupo. (cito PIBID pois neste ainda estaremos a nos encontrar, estágio será via web, pois também aderimos a GREVE)
Aqui alguns Storyboards da turma 82 (eles sao em duplas e trios):
Maurício, legal oportunizar aos estudantes fazerem parte da avaliação, mostrar a eles que a avaliação é tão importante para nós professores, quanto para a turma repensar o que foi produzido ao longo do semestre/ano. Ela não serve somente para 'punir', ela não é meramente quantitativa... Ela nunca dá conta de tudo o que foi feito, ela é um momento de construção tanto quanto qualquer outra atividade desenvolvida em sala de aula. Importante reservar um momento só para ela. Abraço!
ResponderExcluirMaurício,
ExcluirIncrível como a palavra avaliação ou a relação com a nota pode interferir no processo de construção dos estudantes, não é mesmo? Quando conseguiremos desconstruir este fantasma?!
Abraço e bom final de semana,
Marilda