Essa aula foi bem diferente do que
eu planejava.
Quando estava na sala dos
professores a professora de História veio falar comigo me perguntando o que eu
estava trabalhando com a turma,
pois ouviu os alunos comentarem sobre a
imagem do corpo. Com isso me disse que
está trabalhando com imagens nas suas aulas, e a última proposta que deste pra
fazer foi uma espécie de “mapa conceitual” sobre algumas disciplinas utilizando
imagens, aí ela me perguntou se na minha aula não pudéssemos conversar e juntas
abrir um seminário, de modo que eu ajudasse também a orientá-los, pois disse
que nunca tinha feito esse tipo de trabalho, então com mais alguém não ficaria
tão difícil.
Eu topei.
Então no primeiro período os alunos tiveram a oportunidade de finalizarem os
seus desenhos que ficaram pendentes da última aula, mas não deu tempo direito
de conversarmos sobre essa prática, pois logo bateu pro segundo período e a
prof. de História chegou para conversarmos.
Então os grupos se formaram,
trouxeram imagens de diversas fontes, e a proposta era organizá-las no papel
tentando fazer relações com diversos conceitos trabalhados também nas outras
disciplinas, como as línguas, a biologia, matemática, artes, física.
Como já viemos trabalhando sobre
a imagem do corpo, eu e a professora conseguimos orientá-los pensando no corpo
como algo interdisciplinar, e assim foram projetando os seus trabalhos aos
poucos enquanto conversávamos.
Na próxima terça-feira continuo
com meus planos de aula. Foi só um período que abrimos para esta proposta.
Luana
O diálogo com outras disciplinas sempre é um desafio! Penso que o importante é encará-lo e dar a contribuição que podemos dar a esse "blábláblá" interdisciplinar (se é que assim podemos chamá-lo), sem a pretensão de darmos conta de uma possível totalidade. Já que mencionaste um trabalho com imagens em diversas disciplinas, acho que cabem os questionamentos: a abordagem trazida para esse trabalho com imagens em outras disciplinas é parecido com a abordagem com a qual temos procurado trabalhar? Como esses professores de outras disciplinas estão levando imagens para sala de aula? Em que tais atividades se aproximam e se afastam das propostas por nós? O que pode ser construído nessa pluralidade?
ResponderExcluirPra falar a verdade, eu entendi a proposta dessa professora como algo mais ilustrativo com as imagens, o que é bem diferente da perspectiva da Cultura Visual que viemos trabalhando.
ResponderExcluirMas por outro lado percebi que o foco do trabalho também não eram só as imagens, mas sim como os alunos percebem a interdisciplinariedade entre as matérias, e fizessem um trabalho a partir disso.
Luana, para mim o mais legal disso tudo é que as disciplinas estão conversando, os estudantes terem falado da tua aula na aula de História e vocês juntas de outras disciplinas...Muito bom.
ResponderExcluirbjo e bom domingo
marilda