terça-feira, 5 de junho de 2012

Diário Pedagógico - Gli.


Então... sabemos que o formato do diário proporciona bastante liberdade de ação, porém com a liberdade vem a responsabilidade e o risco é certo!
“O risco e a luta desenvolvem a astúcia e a inteligência estratégica.” (MORIN, 2005, p.82)
Como responder às questões? Continuam sendo as mesmas questões? De que aprendizagens falar? Quais dilemas levantar? Afinal são tantos esses dilemas, e existem também aqueles que não  percebemos...
Além dos dilemas reflexivos, o que fazer quanto à síntese necessária?
A opção do vídeo pode ser uma maneira de responder, mas é também complexa. Não sou uma ‘expert’ em vídeos, estou apenas aprendendo, e neste caso se trata de um vídeo em processo sobre o processo. Como um trecho que fala do início e seu desenrolar em ramificações possíveis. A escolha das imagens está relacionada com minhas escolhas, vivências, meus apoios na pesquisa, a organização desordenada, os meios, os grupos, as trocas, os achados e perdidos, as singularidades. A escolha da música harmoniza o sentido do projeto e torna significativa a busca do equilíbrio, tanto no diálogo com as imagens quanto nas reflexões sobre as aulas, baseada também no relacionamento com os estudantes.
"É, portanto, simultaneamente nos seus aspectos aleatórios/agressivos e nos seus aspectos nutritivos/protetores que o ecossistema complexo constitui a escola do desenvolvimento da vida. Longe de libertar-se do meio, o autodesenvolvimento necessita cada vez mais dele. A nossa singularidade extrema está ligada à marca de acontecimentos exteriores tornados os nossos acontecimentos. Não se trata aqui, como veremos mais adiante, de esquecer a determinação hereditária. Mas cada um pode dizer também como Ortega y Gasset: "Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei". (MORIN, 2005, p.82)
A parte “matérica” do diário está em andamento e, se o tempo e as mídias continuarem a proporcionar momentos reflexivos intensos (funcionando), pretendo desenvolver outro vídeo. Veremos...
Até mais... Abraço!
Gliciane Schuster
Referências textuais:
MARTINS, Alice Fátima; "Arena aberta de combates também alcunhada de cultura visual." In: Cultura das Imagens: Desafios para a arte e para a educação, por Raimundo Martins e Irene Tourinho. Santa Maria: editoraufsm, 2012.
MORIN, Edgar; O Método 2:A vida da vida; Sulina, Porto Alegre, RS, 2005.
Referência musical:
SPINETTA, Luis Alberto; "Toda la vida tiene musica", Invisible, 1977.

2 comentários:

  1. Gli,
    percebo os dilemas das tuas aulas no próprio dilema envolvido em como construir/apresentar o diário pedagógico: O que selecionar?
    Percebo-te em formação sendo atravessada especialmente por um dos teus principais referenciais (Morin), bem como vejo os estudantes da turma onde atuas em meio a ausências presentes nas imagens da escola que fazem parte do vídeo.
    Percebo teu projeto enredado por redes complexas que vão de ti para as imagens, das imagens para o que escreves (não como explicação mas como tensionamento) e que me põem a pensar sobre a tua singularidade nesse momento formativo.
    Gostei bastante!

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  2. Gli, te percebo e nos percebo no teu dpp. Os dilemas das tuas aulas estão por toda parte. Consigo ver teu grupo nas imagens e nos trabalhos desenvolvidos. A tua experiência formativa está colada na tua prática, no teu discurso, nas tuas ações com e para eles. E o mais legal é que consegues dialogar com teus referenciais, não esqueces o teu suporte teórico. Também percebo os conceitos chaves do teu projeto- Conhecimento através dos sentidos: ver, ouvir, intuir...circulando na tua fala, na tua escrita. O diálogo entre imagem e escrita está muito bem construído, não se separam, estão "ennosados" já que nos mostra o tempo todo o que tens aprendido com eles, com os textos que lemos, com os filmes que vimos, com o grupo da UFSM. Muito bom.
    abraço e bom final de semana,
    marilda

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