Mais uma página do meu diário, onde desta vez os buracos são maiores justamente por causa da "ausência".. já que esta semana completa um vez que não dou aula....
Começo falando desses caminhos, dando um gancho com a última proposta que trabalhei com a turma, onde eles deveriam montar um mapa do que eles enxergam nos caminhos que percorrem.
De onde saio? e para onde vou... faço uma pequena citação do trabalho de um dos alunos: "Praticamente quando olho pro mundo, ou melhor, quando olho pra rua, quando vou pro colégio vejo um caminho comprido até meu objetivo. (...) Quando olho pro céu, vejo uma pintura de nuvens, que esta sempre mudando de forma, mostrando como é bom ser livre."
Que tipos de vazios essa falta de encontros pode ocasionar? Estou pronta pra unir esses espaços? Novamente?
Meus caminhos continuam em pensar como seguir com o projeto, como relacionar as experiências dos estudantes com os diários construídos em sala de aula... "Um interpretação que não é só verbal ou visual, mas sim une e vincula esses dois processos" (Hernandez, 2000)
Meus questionamentos estão presos, nessas últimas semanas, ao eu como aprendiz, pois foi com o que mais me envolvi, de certa forma, longe da sala de aula como docente... Surgem dúvidas...
E é onde chego com meu pequeno mapa... De fato, a dúvida é motivadora?
Ana, será que esses espaços, esses vazios de que tu nos fala e nos pergunta se está pronta para unir novamente, precisam ser unidos, unificados, preenchidos? Creio que nessa não unificação, nesse vazio podem surgir coisas muito interessantes... A ausência também é preenchedora de espaços. Muito interessante tuas reflexões! E a imagem do teu diário me é muito convidativa a pensar coisas... Rasuras, desmanches, buracos...
ResponderExcluirÉ verdade, os silêncios podem dizer muito...assim como os vazios. Também não consegui ler algumas passagens.
ResponderExcluirbjo e bom final de semana
marilda