Estas últimas
duas aulas foram dedicadas ao vídeo “A história das coisas”. Na primeira aula,
conversamos sobre o vídeo, como alguns já haviam assistido ele em outra
disciplina, estes falaram alguma coisa a respeito, (na aula anterior eu havia
pedido que olhassem o vídeo em casa, porém poucos olharam), mas estes que
tinham conhecimento sobre o conteúdo do vídeo falaram um pouco. Levantamos
palavras-chave sobre o vídeo tais como capitalismo, consumismo, meio ambiente,
controle, indústria cultural, economia e ciclo da vida.
Posterior a
isso, falamos sobre o trabalho que iríamos fazer em cima do vídeo assistido e
discutido.
Falamos sobre
programas para editar os vídeos, como fazê-los. Eles tiram dúvidas a respeito
do trabalho. O interessante é que tem um aluno na turma que faz vídeos e os
posta no youtube.
A preocupação
de alguns era aparecer no vídeo, (a obrigatoriedade de aparecer). Mas esclareci
que não, que cada grupo tinha a liberdade de fazer o vídeo a seu modo.
A aula
encerrou-se por ai.
A segunda
aula, conseguimos ver o vídeo, achei importante ‘perder’ estes 22 minutos por
achar o vídeo interessante, ter haver com o meu projeto, e porque será a partir
deste vídeo que a turma, dividida em grupos criará novos vídeos.
Depois de
olharmos A história das coisas, olhamos 2 vídeos curtos que eu fiz para a
disciplina de arte e mídia. Eles pareceram gostar dos vídeos, era sobre o caos,
a turbulência que as pessoas vivem nos centros maiores, também sobre a efemeridade
da vida, o modo como tudo é passageiro e fugaz.
Estes vídeos
foram mostrados a fim de dar subsídio para a turma, bem como dar ideias de como
eles farão os vídeos deles.
No próximo
encontro, iniciaremos as filmagens. Acredito que todos, ou quase todos tenham
ideia do que irão fazer. A Carin e eu levaremos nossas câmeras, eles poderão
usar as deles bem como os celulares que filmam.
O vídeo disponível no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k
Rose, fico feliz que tenha dado tudo certo com o vídeo desta vez. Qual é a posição dos estudantes quanto a descartabilidade dos produtos? Quanto ao consumo? A provisoriedade dos equipamentos? O vídeo mostra apenas uma posição, apenas um ponto de vista como correto. E eles, como percebem?
ResponderExcluirabraço
marilda
Oi Marilda!
ResponderExcluirFiquei impressionada com o conjunto de acontecimentos.Primeiramente eles estavam amedrontados em ter de fazer um vídeo, o maior medo era ter que 'copiar' o vídeo "A história das coisas" e ter que aparecerem. Também alguns estavam inseguros frente a confecção do vídeo, como manipula-lo depois e tal.
Na última aula falei com os grupos, dei-lhes ideias, (na aula anterior eles já haviam elencados palavras-chave a respeito do vídeo assistido). Então neste último encontro surtiram várias ideias bem diversificadas como por exemplo: Um grupo vai entrevistar uma catadora de lixo que reaproveita até mesmo o alimento que encontra pelas lixeiras da cidade,um outro grupovai filmar a movimentação das pessoas entrando e saindo das lojas, frizando as sacolas de compras, depois vão filmar o lixo no (acho que é um rio, o Cadena). Um terceiro grupo vai enfatizar imagens e fotografias de roupas, eletrônicos, e a 'modernização efêmera' dos mesmos, outro grupo fará um tele jornal falando sobre a questão do consumo, da pouca durabilidade, a rápida tranformação dos produtos em lixo, e outro criará uma música. Pedi a eles que filmassem na semana para que no próximo encontro possamos ir na sala de informática e editar estes vídeos. Acredito que ficará bem interessante.
Abraços, Rose..
Ah, esqueci de colocar no comentário acima, que falei para a turma que de modo algum o objetivo era copiar o vídeo e sim pensar na assunto, no teor do vídeo e criar outros a partir daquele, mas diferente do primeiro.
ResponderExcluir