Nairaci – Érico Veríssimo – Turma 101
Aulas 6ª – 7ª – 8ª e 9ª
Fiquei algum tempo sem postar porque estava e continuo com problemas no meu relacionamento com os alunos. Não tinha muito que dizer, muito menos a contribuir com os colegas. Seria uma postagem repleta de lamentações e chororôs sucessivos.
Pensava nas perguntas avaliativas dos meus planos de aula e não conseguia responder positivamente a nenhuma delas. Não tinha vontade de partilhar com os colegas o fracasso, a frustração nem os dilemas.
No dia 10 de maio, quinta-feira, o Cristian foi assistir “minha aula”. Foi muito bom saber do olhar dele, apontou vários pontos positivos que eu não havia me dado conta por estar mergulhada numa proposta e em respostas que eu julgava não estar alcançando os resultados que esperava.
Conversamos bastante sobre a aula, sobre algumas atitudes dos alunos e minhas também que dão indícios de que minha proposta talvez esteja dando alguns resultados pretendidos.
Tenho conversado com colegas sobre soluções para melhorar nosso relacionamento em sala de aula e deixar os alunos mais satisfeitos, com aulas mais dinâmicas e interessantes sem fugir do tema do meu projeto Todos me sugeriram fazer trabalhos práticos nas próximas aulas. Penso que com as sugestões dos colegas, mais as dicas do Cris, as coisas comessem a melhorar.
Se alguém quiser colaborar com ideias, agradeço.
Ah! Que essas ideias envolvam materiais que eu encontre na Brilhante! Ok?
Uhuuuuu!Que bom que voltaste Naira. As vezes as retiradas são estratégicas, não é mesmo? Toda aula sempre tem pontos positivos, nós é que muitas vezes não conseguimos percebê-los. Penso que muito do que estás vivendo com este grupo diz respeito ao tema do teu projeto. Esperarei curiosa pelos próximos relatos.
ResponderExcluirBjo e um ótimo final de semana.
marilda
Bom te ver de volta Naira. Acredito muito que temos que compartilhar as coisas negativas, tanto quanto as coisas positivas. Ambas podem em algum momento ajudar a alguém, inclusive a nós mesmos. Falar sobre elas nos traz outra significação para o que sentimos. Abraços!
ResponderExcluirConcordo com a Cris, em relação a compartilhar as experiências negativas, mas mais do que isso, pensá-las em que elas podem evidenciar sobre suas aulas, para uqe assim possa estar repensando as relações construídas com a turma e com as próprias aulas.
ResponderExcluirPOsso te passar um texto curto que nos foi apresentado na aula com o Luis Tadeu. Comenta bem a relação entre professor/educando e questionamentos de relação dos educandos com a arte e a escola com a disciplina de arte.
Abração qualquer coisa prende o Grito