Olá
Hoje retomamos alguns pontos que tínhamos visto nas pesquisas sobre publicidade na aula passada, o que lembravam, o que discutimos e o que esta proposta tem a ver com os objetivos do projeto, retomei novamente algumas falas sobre o que estamos trabalhando, “a imagem do corpo (aparência)”, como e por que nas aulas de artes (é sempre bom relembrar).
Aproveitei esse espaço de memória e já falei da diferença entre publicidade e propaganda, que a professora Marilda me indicou e era algo muito importante que eu não tinha especificado.
Como parte desse segundo plano de aula, há parte prática de envolver a imagem do colega por meio do desenho num cartaz publicitário. Como vejo meu colega? O que podemos relatar quando olhamos o outro e quando identificamos parte da sua aparência que o diferencia?
Formaram-se duplas para se desenhar. Pensamos o desenho como apenas mais um “olhar” para a imagem do outro, uma experiência entre ver e ser Visto.
Desenho do Josias que desenhou Lurian.
Desenho da Lilian que desenhou Joice.
"Uma dada pessoa, no seu ângulo de visão, pode mediar, com o seu olhar, aquilo que em mim não pode ser visto por mim. Portanto, a construção da consciência de si é fruto do modo como compartilhamos nosso olhar com o olhar do outro. Essa dimensão alteritária vivida pelo sujeito no âmbito das interações sociais serve como um espelho daquilo que em mim se esconde, e que só se revela a mim na relação com o outro. Nessa perspectiva o outro ocupa o lugar da revelação daquilo que desconheço em mim."
Este trecho é da página 395 do livro Identidades Recortes multi e Interdisciplinares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário