domingo, 6 de maio de 2012

6ªaula _04/05_ Suyan_Chácara das Flores

Graffite


Dando continuidade ao plano da semana anterior, distribui um breve texto "A história do Grafitte" de Eliene Percília (Equipe Brasil Escola.com) que cita seu contexto histórico, sua ligação  como o movimento Hip Hop e as polêmicas referentes a pichação e a qualidade artística, entre outros.E também uma breve escrita referente as modalidades do Grafitte (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/desenhista/grafite.html)
Solicitei que fizessem uma leitura em conjunto, e para minha surpresa os estudantes estavam disputando quem lia primeiro. A maioria da turma revezou- se na leitura, gostei da participação. No texto  de Eliene aparece a imagem abaixo:


Eles cometaram onde tinham visto essa linguagem, citaram a Escola Perpétuo Socorro que é próxima dali,achavam o grafitte uma maneira de emblezar o ambiente. Comentamos também sobre pixação. Uma estudante disse não saber o que era, então exeplifiquei falando sobre depredação de prédios públicos e também comentei sobre uma  inscrição com canetinha na classe que o colega recém tinha feito.
No outro momento fomos para o laboratório de informática, gostei da experiência da aula passada e  propous aos estudantes que pesquisassem cada modalidade do Grafitte (3D, formatos das letras, materiais,etc.). Foi muito interessante ver o envolvimento deles.
Pesquisaram, me perguntaram, acharam vídeos sobre grafiteiros, blogs...
Distribui uma folha para cada aluno com 3 modalidades de letras após a pesquisa.

Em seguida solicitei que pensassem em desenhos para o projeto do mural que iremos trabalhar na aula seguinte, sobre a temática trabalhada na aula anterior, no programa de desenhos que possui no laboratório, muitos treinaram as letras das modalidades. Penso em utilizar as ilustrações já feitas para
compor o mural para a próxima aula, mas ainda não sei.
Pensarei a respeito.
Terminou a aula e saí novamente com uma sensação boa, ainda bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário