Olá.
Na terça-feira passada não tivemos aula. Então ainda está em andamento meu segundo plano de aula.
Ainda na outra terça eu sugeri uma pesquisa sobre publicidade, onde trouxessem também impressa as propagandas onde estas envolvessem o corpo. Então primeiramente em conjunto todos falaram das suas pesquisas e do que entenderam sobre.
Esclareci sobre Indústria Cultural segundo Adorno, pois em algumas pesquisas trouxeram esse termo.
mas o que mais nos provocou nessa aula foi sobre um “certo olhar masculino”, enfim, de que mulheres estamos falando? (os meninos se pronunciaram bastante) senti o envolvimento deles defendendo certos posicionamentos.
Como estamos construindo nosso olhar sobre a imagem da mulher? Por que só ela nas propagandas de limpeza? Por que a aparência feminina está tão demarcada pela sensualidade? E como construímos significados femininos através dessas propagandas?
Brevemente retomei o que tínhamos visto sobre Vanessa Beecroft e os questionamentos que tinham elaborado a partir do trabalho dela. Assim relembramos alguns pontos de como se posicionavam as mulheres nas performances de Vanessa Beecroft.
Fiquei impressionada de como os meninos participaram nessa aula... Acabei me envolvendo pelos seus posicionamentos e saí um pouco dos objetivos previstos no plano de aula, o foco não era tratar das questões de gênero. Sei lá se isso é certo ou errado, mas enfim, foi uma outra experiência.
Luana.
Olá Luana,
ResponderExcluirSair do planejado nunca é problema, desde que esta saída contribua para o andamento dos propósitos da aula. Tendo em vista que houve interesse por parte da turma poderias trabalhar a diferença entre imagens publicitárias (tem como fim comercializar produtos: um suco, por exemplo) e imagens de propagandas (tem como fim comercializar ideias: campanha eleitoral, por exemplo).
Bjo
marilda
Ah interessante isso mesmo, vou retomar na próxima aula, pois ainda esse plano não acabou, continuamos...
ResponderExcluirObrigada Marilda.