quarta-feira, 23 de maio de 2012

Encontro dia 23/05 - Luise

No encontro de hoje levei algumas imagens (previstas no plano) para relacionarmos com o trabalho desenvolvido pela turma. Eram imagens que remetiam a arte e o design, hibridações possíveis da arte com outros campos de conhecimento, assim como linguagens, técnicas, materiais...
Já havíamos dialogado um pouco sobre isso nas primeiras aulas com imagens da arte contemporânea (mostrei novamente uma das imagens - pintura de Nuno Ramos - havia chamado a atenção dos estudantes pelo trabalho ter sido realizado com materiais que não eram tintas, pincéis...), mas as imagens mais exploradas foram as que remetiam ao design e a arte.
Procurei fazer um diálogo com a turma, que conseguissem perceber que também se utilizaram de linguagens e técnicas mistas para realizar seus trabalhos (imagens de revistas, xerox, estampa, intervenção com a tinta, suporte). Eles não falam muito nessas horas, e hoje também estavam mais conversadores, tive que pedir a atenção deles diversas vezes, mas era um grupo seleto. Alguns estudantes sempre trazem contribuições, demonstram-se interessados, e aqueles que não comentam muito, percebo que prestam atenção e parecem compreender o que estamos discutindo. (compreender no sentido de começarem a se aproximar dos temas)
Depois que falamos da possibilidade do campo da arte e do design se cruzarem, perguntei que outros campos de conhecimento a arte poderia se utilizar. Eles foram falando: sociologia, história, filosofia, geografia...Também comentamos sobre quais temas ou assuntos, a arte pode tratar...perguntei sobre o que eles achavam que poderia estar presente na arte ou até mesmo que eles gostariam que estivesse presente. Comentaram sobre temas que envolvam sociedade, violência, bullyig, preconceito...mas que também pudesse falar de amor (uma menina comentou isso dizendo: "não acho que a arte tenha que falar apenas de coisas tristes, ou de problemas"). Foi uma conversa breve, porém esse diálogo vai nortear os próximos trabalhos.
A questão da ausência dos estudantes nesse dias de aula, ainda me inquieta. Será mesmo que é por que os períodos são reduzidos? Ou por que os encontros, a proposta, não tem sido tão interessantes assim? (se bem que de proposta mesmo, só conseguimos desenvolver uma até agora). A professora Ana Cristina ficou de levar esse problema na reunião dos professores, para pensarem a respeito. (por que isso não acontece apenas na minha aula e sim, na quarta-feira como um todo)
Por enquanto é isso pessoal. Na semana que vem tenho um texto para trabalharmos e então começarmos a encaminhar a próxima proposta, que envolverá a linguagem da fotografia. No plano estava previsto que fariam isto durante a semana, em casa, no bairro, no meio onde moram. Mas hoje voltei da aula pensando em fazer junto com eles e propor um horário fora da aula para sairmos às ruas e realizarmos esse trabalhos juntos (até porque nem todos possuem câmera fotográfica). Tenho sentido falta de movimentá-los e de movimentar-me também. Não aguento muito tempo ficar presa a sala de aula. Me lembro que esse ano a prof. Ana Cristina comentou, brincando,  para pensar em algo que não fosse tão turbulento como no ano passado, que trabalhei com intervenções (entendo que causa bastante agito e a gente se desdobra em 10). Disse a ela: Não se preocupe, tenho outras propostas este ano.
Mas gente, eu não me aguento, gosto de movimento, penso que movimentar a turma também é enriquecedor, deslocar-se do lugar que estão, experimentar olhar para as coisas ao se redor experimentando elas e não apenas com um olhar viciado que estamos acostumados. Por mais trabalho que dê. Em fim, mas foi apenas uma ideia que me surgiu, ainda em amadurecimento. É preciso analisar algumas coisas ainda.
É isso então!
Partindo para novas proposições, porém tentando sempre uma continuidade com o que viemos fazendo.
Abraços!


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