domingo, 6 de maio de 2012

5ª aula 27/04 _ Suyan_ Chácara das Flores

Pensei muito durante a semana sobre a  "imagem de professora" que estava transmitindo aos estudantes.
Resolvi conversar sobre a bagunça da aula anterior e pedir com toda educação que respeitassem a aula e que bom, surtiu efeito!
Apresentei a proposta, solicitei que escrevessem  numa folha  o que gostavam da escola e depois o que não gostavam. Todos  participaram, alguns ficaram alguns minutos pensando e outros escreveram uma lista bem grande.
Surgiu muitas reclamações, reinvidicações, e coisas curiosas. Muitos citaram que gostavam de Artes, Matemática e Educação Física. Fez bem para minha auto estima. Outros reclaram muito de uma mesma Professora, por ela dizer que não queria estar alí, que queria ir embora da escola, por gritar muito e comparar as turmas como "melhores" e "piores".
Vou citar algumas frases que surgiram durante a tarefa:
Sobre o que gosto:
- "Eu gosto quando nos vamos para a informática e também quando ficamos mais tempo no recreio.Gosto da paisagem do colégio."  ("Lili")

_"Eu gosto das aulas de educação física, gosto de descansar no recreio e gosto dos meus amigos". ("Leo")

- "Eu gosto de incomodar os professores, eu adoro brigar na escola" ("Vavá").  (Essa estudante me disse que faltaria espaço para dizer o que não gosta da escola, que vem porque é obrigada.)

-"Eu gosto de ir para o saguão". ("Lia").

_ "Eu gosto da professora de matemática que é legal, e da professora de inglês que é + ou  - legal, ela dá caça-palavras e desenhos." (" Bia")

Sobre o que não gosto:

_"Eu não gosto do 7º ano porque eles são muito "cocerão". ("Vavá") (Tentei entender o que significava esse termo para a estudante e não compreendi muito bem, mas lendo outros relatos acredito que seja pela comparação que alguns professores fazem entre as turmas.)

-"Não gosto do pátio do colégio que tem um mato muito grande". ("Joca")

-"Eu não gosto do recreio, ficamos dentro do saguão por causa do mato, quando jogam a bola nas gramas altas e vamos pegar voltamos cheios de pega-pega." ("Sasá")

_"Nos lanches às vezes não tem repetição, ontem eles fizeram cachorro-quente e não teve repetição."(Sasá)

_" Eu não gosto do recreio porque tem um "cacho" de marimbondos e quando nem bateu ainda chega "aquela professora tal" mandando os outros fazer fila." ("Lili").

Logo após todas os relatos e escritos, solicitei que ilustrassem essas situações, muitos desenharam a professora " tal " chingando os alunos, outros os marimbondos, outros me desenharam ( fiquei contente com isso) , uma estudante me desenhou em debate com a outra professora que fazia referência as turmas serem iguais (sobre a relação de melhor e pior ), outros desenharam o ginásio Guarani, onde fazem educação física.
Para fechar a aula, esqueci de mencionar que um estudante pediu em nome da turma para irmos no laboratório de informática, que havia vários programas de desenho, bons computadores e que quase nunca iam lá. Pedi autorização na secretaria e logo após as atividades fui com a turma conferir esse tal labortório. Para minha surpresa, o laboratório é bem equipado, internet de boa qualidade, com programas específicos de desenhos  (Linux).
Uma luz no fim do túnel, porque até o momento a escola não tem sala para o DataShow.  Comportaram-se no laboratório e ficaram desenhando naquele programa, no fim liberei uns minutos "livres" na internet ( Está entre aspas porque fiquei observando o que estavam fazendo). Por fim, voltei motivada dessa aula!!!

                                Luz no fim do túnel!!!!                            



Um comentário:

  1. Suyan, qual é a importância de levantarmos junto a turma os pontos positivos e negativos da escola? E depois desenhar (decalque) o que já dissemos em palavras? O que podemos fazer com estas informações?
    marilda

    ResponderExcluir