terça-feira, 3 de julho de 2012

10º e 11º encontros_ Suyan_Chácara das Flores

Ocorreram nos  dias 15/06 e 29/06 , pois  dia 08/ 06 novamente  houve feriadão na escola e no dia 22/06 precisei me ausentar por motivos pessoais.

Bom, no dia 15/6 as coisas não deram muito certas, estava combinado com o pessoal da escola que passaria o filme "Escritores da Liberadade" mas quando cheguei na escola não havia o adaptador da tomada, ficamos procurando , eu e o Seu Gil* (amigo da escola que faz tudo por lá) uma solução, depois de resolvido isso a tv não reconhecia o pendrive...fiquei chateada, pois já havia combinado com antecedência e não deu certo.Então partiria para a sequência dos planos, mas a Prof.Titular pediu que devido  a festa junina da escola os alunos confeccionassem as saias de jornal para a apresentação na escola e na praça Saldanha Marinho.  Acabei cedendo pois era algo importante para eles naquele momento...  Ha, esqueci de dizer, a diretora da escola quer que a Prof Titular fique sempre comigo em sala de aula.

No dia 29/06 dei continuidade aos meus planos, dessa vez o tema "Violência" , solicitei aos alunos fizessem grupos e escrevessem sobre: "quais tipos de violência você conhece?",.. Escrevi no quadro, lembrei da sugestão da Prof.Marilda. Muitos escreveram sobre assaltos, bullying, assédio, maus tratos aos animais. Depois fui anotando no quadro cada tipo de violência que eles iam falando, acrescentei outros no quadro como violência doméstica, no trânsito,psicológica...e iamos conversando a respeito, até sobre o termo bullying (termo inglês) que muitos tinham dificuldade de escrever. Solicitei que falassem sobre o que gerava essa violência e muitos falaram que era as drogas, falta de políciais.. Comentei sobre a desigualdade social.
Demosntrei  a obra de Pablo Picasso , Guernica e seu contexto histórico e também a obra de JR no morro Santa ProvidÊncia (série Mulheres Heroínas), comentei sobre nossos conflitos entre os traficantes nas favelas e a polícia.
Após distribui papéis coloridos e pedi que desenhassem sobre um dos motivos discutidos.
Fiquei impressiona quando uma aluna a "Vavá" me chamou na sua classe (ela quis fazer o trabalho sozinha) e disse assim: "Sabe Professora, nessa semana a polícia invadiu minha casa, estavam atrás do meu irmão. A brigadiana me chingou e eu revidei, então ela bateu no meu rosto.Levaram meu irmão por causa das drogas". Ela disse que não confiava na polícia... infelizmente é difícil ouvir isso de uma menina de 14 anos e saber que em partes ela tem razão. Polícia batendo numa menor de idade?
Por um lado fiquei feliz por ela confiar em mim e contar, pois essa aluna havia ido embora e voltou a pouco para a Escola. A realidade dos alunos muitas vezes são difíceis, me senti impotente com essa situação.

Um comentário:

  1. Suyan, estávamos sentindo falta da tua presença por aqui. Que bom que voltaste!
    abraço
    marilda

    ResponderExcluir